Esteja sempre por dentro dos novos roteiros, atrativos e promoções da Alternativas Ecoturismo.
Por: Suzana Julho 2012 -
A Andarilho da Luz e Alternativas Ecoturismo,


Meus sinceros elogios e agradecimentos aos serviços prestados a mim e minha mãe, Marlusi, na viagem para a Chapada dos Veadeiros entre 15 e 20 de julho de 2012. Sintam-se a vontade para utilizar, se desejarem, este email como depoimento a favor de ambas agências.

Se possível, gostaria que este email fosse entre aos guias Neto, Deni e Veri.

Seguem os comentários, elogios e agradecimentos.


Visando fugir da correria e estresse da cidade de São Paulo, decidi aproveitar as férias de julho para explorar o ecoturismo, que há certo tempo tem atraído minha atenção.

Após muitas pesquisas, encontrei a operadora de ecoturismo Andarilho da Luz, que chamou minha atenção não apenas pelos interessantes roteiros, mas também pela objetividade, clareza, e transparência de informações dispostas no site.

O atendimento prestado não foi diferente. Desde o início, fui muito bem atendida por Emanuele e Danielle, que foi muito atenciosa e paciente em esclarecer minhas dúvidas antes de decidir em fechar o contrato.

Eu e minha mãe fechamos o contrato e ficamos despreocupadas com os detalhes. Tanto que não estudamos o roteiro e não pesquisamos detalhes, pois confiamos que tudo ocorreria bem. E posso dizer que as coisas não poderiam ter sido melhores!

O roteiro foi agradável e divertido, as pousadas Trilha Violeta e Recanto da Grande Paz confortáveis e agradáveis, os lanches de trilha adequados aos passeios e as refeições, especialmente as realizadas no restaurante da Dona Nenzinha, caseiras e deliciosas.

Sem dúvida, nada disso teria sido possível sem a dedicação de todos que trabalharam para que nossa viagem ocorresse da melhor forma possível. Meus agradecimentos a toda equipe: os motoristas Márcio e Pascoal, a massagista Isamara e os guias Neto, Deni e Veri.

A estes três presto a mais sincera gratidão e admiração. Muito atentos, cuidadosos, preparados, pontuais e uniformizados, ficamos surpresas e encantadas com a a seriedade e o amor com que estes abraçam e se dedicam as suas profissões.

Estes não se destacam apenas como excelentes profissonais, mas também como ótimas pessoas. Muito atenciosos, simpáticos e carinhosos, dividiram não apenas seus vastos conhecimentos sobre a Chapada dos Veadeiros, mas também compartilharam a história de suas origens e cultura. Ouvir como superaram as dificuldades naturais impostas pela própria região me fará lembrá-los sempre como exemplos de vida.

Por fim, posso dizer que o trabalho excepcional destes três profissionais não atrairá apenas clientes interessados em ecoturismo seguro e de qualidade; irá guiá-los para a conscientização ambiental, e, consequentemente, para a construção de pessoas que busquem harmonia e equilíbrio com a natureza.

O sucesso de nossa viagem se deve a equipe como um todo, porém, sem a menor dúvida, o diferencial foi o trabalho destes três guias. Não poderíamos estar aos cuidados de profissionais mais dedicados e acompanhadas de pessoas mais gentis.

Ao pensar em ecoturismo, a Andarilho da Luz será minha primeira referência e preferência; ao pensar na Chapada dos Veadeiros, estes três guias serão minha melhor lembrança e principal indicação a todos que queiram conhecer este lugar fantástico.

Mais uma vez, meu muito obrigado aos guias Neto, Deni e Veri. Foi um prazer imenso conhecê-los!

Abraços a todos da Andarilho da Luz e Alternativas Ecoturismo.


Cordialmente,


Suzana Yotumoto
Aventura SeguraBrasil
Voltar Chapada dos Veadeiros
Roteiros e Passeios Alternativas

Reserva Biosfera - 15 dias

A Chapada dos Veadeiros oferece um cenário especial no Planalto Central do Brasil, localizado a 230 km de Brasília em um platô de 1.300 metros de altitude em média, a regiões têm diversas nascentes e uma vegetação especial de cerrado de altitude completando o visual.

Em um cenário pouco conhecido, o local é perfeito para curtir a natureza e aproveitar diversas atividades, como caminhadas, mergulhos e banhos de cachoeiras.

Na região Nordeste do Estado de Goiás, está localizado um dos mais importantes pontos do Complexo Espeleológico de Goiás. Atualmente existem catalogadas no Estado cerca de 400 cavernas, algumas delas estão entre as maiores da América do Sul. Seu território abriga toda a riqueza natural do Parque Estadual de Terra Ronca, uma das mais belas unidades de conservação goianas. O município abriga um verdadeiro complexo de grutas e cavernas que são roteiros imperdíveis.

Também predomina no município a Serra Geral que divide o Estado de Goiás com a Bahia, muitas veredas, rios, cachoeiras e o lago artificial da Usina Hidrelétrica de São Domingos.

“ O melhor da Chapada ” - São Jorge, Alto Paraíso, Cavalcante e Terra Ronca

Dia a dia

1° dia Domingo – TRANSFER BSB / VILA SÃO JORGE

  • Receptivo no Aeroporto
  • Saída de Brasília as 13h30
  • Chegada em São Jorge / acomodação na pousada desejada

2° dia Segunda-feira – RIO SÃO MIGUEL

  • Saída para o Vale da Lua. O atrativo mais visitado da Chapada. O Rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1 km entre rochas esculpidas pelas águas durante milhares de anos, formando piscinas, e inúmeras duchas. Trilha de 1,2 km ida e volta. Grau de dificuldade: leve.
  • Espaço Infinito, Salto do Raizama e Cannyon do Rio São Miguel. Trilha de 3 km ida e volta. Grau de dificuldade: médio leve. Kit lanche incluso.
  • Cachoeira Morada do Sol, trilha de 3 km ida e volta. Grau de dificuldade : leve.
  • Retorno / almoço tardio

3° dia Terça-feira – PNCV – CANNYON E CARIOQUINHAS

  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Visita ao Cannyon do Rio Preto. Garganta de pedras por onde escorrem as águas do Rio Preto, que param em poços de até 20 metros de profundidade.
  • Carioquinhas uma cachoeira que cai espalhado-se em forma de anel com mais de 20 metros de largura. Trilha de 10 km ida e volta. Grau de dificuldade: médio pesado. Kit lanche incluído.
  • Retorno / almoço tardio

4° dia Quarta-feira – PNCV – SALTOS DO RIO PRETO

  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Visita ao Salto do Rio preto 120 m e a Cachoeira de 80 m. Foram os primeiros atrativos a serem visitados na Chapada na década de 80 (cartão Postal). Hoje um dos mais procurados pelos visitantes. Trilha de 12 km ida e volta. (mais ou menos 2:00hs de caminhada) Grau de dificuldade: pesado. Levar Kit lanche.
  • Retorno / almoço , depois - saída para Alto Paraíso ( transferência de Pousadas ) pernoite.

5° dia Quinta-feira – ALMÉCEGAS E SÃO BENTO

  • Portal da Chapada, visita a Cachoeira São Bento. Um dos pontos mais visitados da Chapada. Possui um ótimo poço para mergulho e natação, onde se costuma promover campeonatos nacionais de Pólo Aquático em águas correntes, 3,2km de trilha, sendo 2,4km de trilha de madeira suspensa o que é um atrativo a mais. Grau de dificuldade - Levíssimo.
  • Na parte da tarde - Fazenda São Bento. Visita às Cachoeiras: Almécegas I, Almécegas II. Duas quedas exuberantes, uma delas de grande porte e beleza. Trilha de 3 km ida e volta. Grau de dificuldade: médio leve.
  • Retorno / almoço tardio

6° dia Sexta-feira - TREKKING SERTÃO ZEN

  • Para os mais dispostos, caminhada para o Sertão Zen, (18 Km ida e volta) Um belo passeio com inicio na Serra da Baliza, pelas vastas campinas encobertas pela exótica vegetação de cerrado de altitude, até as beiras da Serra Geral do Paranã a 300m de altura com uma vista estupenda da Cidade, Vale do Moinho e Pouso Alto o ponto mais alto da Chapada (1676m). O destino final é uma cachoeira com cerca de 150m. em queda positiva e um belo mirante do Vale dos macacos parada para banhos. Grau de dificuldade: pesado. Kit lanche incluso.
  • Para os menos dispostos - Visita ao Parque Solarion onde ficam as cachoeiras dos Anjos e Arcanjos. As cachoeiras saltam em paredões de pedras, formando boas piscinas para deliciosos banhos o atrativo encontra-se no Povoado do Moinho, vilarejo histórico da região. Trilha de 3,2 km ida e volta. Grau de dificuldade: médio.
  • Retorno / almoço tardio

7° dia Sábado opcional R$ 50,00 por pessoa RAPPEL na Cachoeira da Água Fria

  • Para os mais aventureiros, rappel na cachoeira com 45 m. de altura, descida totalmente controlada pelo instrutor, local com vista privilegiada para o Vale do Moinho, para a Serra Geral do Paranã e para a Cachoeira dos órfãos.
  • No período da tarde visita as Cachoeiras do Rio Cristal. Pequenas corredeiras formando piscinas e hidromassagens naturais. Trilha de 1,5 km ida e volta. Grau de dificuldade: Médio leve
  • Visita a Cachoeira do Poço Encantado. Às margens da GO-118 linda cachoeira, com ótimo poço e praia. Trilha de 500 m ida e volta. Grau de dificuldade: levíssimo. Parada no Jardim Zen. Jardim de pedras em meio a campos, nas margens da GO-118. Alguns esotéricos gostam de fazer rituais no local, porque por ali passa o Paralelo 14, o mesmo de Machu Pichu.
  • Retorno / almoço tardio

8° dia Domingo - RIO DOS COUROS – CORTESIA ALTERNATIVAS

  • Primeiro Opção – Dia livre para marcar massagens e outros
  • Segunda Opção - Saída para Cataratas dos Couros, "cachoeira da Muralha, Franja, Bujão e Parafuso" uma das mais impressionantes sucessões de quedas da região da Chapada. Cerca de 2 km de caminhada, margeando o Rio dos Couros. Grau de dificuldade: médio. Kit lanche incluso.
  • Retorno / almoço tardio

9° dia Segunda-feira – CACHOEIRA DE SANTANA

  • Pela manhã, já com a bagagem no carro, ( saída p/ Cavalcante ) com uma caminhada de 8 km pela trilha histórica dos bandeirantes que liga Alto Paraíso a Cavalcante, cidade histórica do ciclo do ouro em Goiás. Visita a Cachoeira de Santana com 80m, com uma bela piscina de águas cristalinas, atrativo aberto recentemente. Grau de dificuldade: médio pesado. Kit lanche incluso.
  • Almoço tardio na pousada

10° dia Terça-feira PONTE DE PEDRA

  • Saída para Ponte de Pedra, um dos mais novos atrativos abertos para visitação, O Rio São Domingos passa por um Arco de Pedra lembrando uma ponte, piscinas naturais, formações rochosas e Cannyons com até 200m. Trilha de 10 km ida e volta. Grau de dificuldade: pesado. kit lanche incluso.
  • Retorno / almoço tardio

11° dia Quarta-feira - CALUNGAS

  • Saída para Povoado do Engenho, localizado no Território dos Calungas ( antigo Quilombo) visita a Cachoeira de Santa Bárbara, com parada na Cachoeira Ave Maria e Cachoeira da Capivara ( aberto a visitação recentemente). Cachoeiras de águas cristalinas localizada na região Norte da Chapada ( município de Cavalcante ). Trilha de 08 km ida e volta ( mais ou menos 1:30hs de caminhada ): grau de dificuldade: médio kit lanche incluso.
  • Retorno / almoço tardio na pousada. Logo após saída para Terra Ronca
  • Transferencia de pousadas. Chagada em São Domingos – Terra Ronca, acomodação na pousada

12° Quinta-feira – CAVERNA DE TERRA RONCA

  • Visita a Caverna Terra Ronca, que dá nome ao Parque Estadual, é a maior e uma das cavernas mais visitadas do Parque. Sua entrada tem cerca de 90 metros de altura. Ela recebeu este nome devido às trepidações que ocorrem na formação rochosa, basicamente composta por calcário, produzindo ecos no interior da caverna. Percurso de 8 km ida e volta no interior da caverna chegando até o Salão dos Namorados, onde se pode encontrar diversas formações de espeleotemas de tamanhos surpreendentes. Kit Lanche incluído.
  • Retorno para a pousada
  • Inicio da noite jantar

13° Sexta-feira - CAVERNA SÃO BERNARDO

  • Após café da manhã saída para Caverna São Bernardo, ainda pouco explorada, situa -se no Parque Ecológico de Terra Ronca, município de São Domingos(GO). Cortada pelo rio São Bernardo e, depois de um certo ponto, pelo rio Palmeiras (ambos se unem dentro da caverna). Sua entrada é bastante íngreme, com entradas e saídas do Rio durante a visitação.
  • Visita a sede do Parque Estadual e suas belezas de entorno. Kit lanche incluído.
  • Retorno/Jantar

14°Sábado – CAVERNA ANGÉLICA

  • Após café da manhã saída para Caverna da Angélica, visita ao grande salão dos espelhos e ao salão das cortinas. Em torno de 02 km ida e volta.
  • Retorno p/ almoço na pousada .
  • No período da tarde caminhada pelos campos e veredas do Rio São Vicente. Por volta de 3km ida e volta
  • Retorno p/ a Pousada
  • Noite jantar.

15° Domingo – TRANSFER TERRA RONCA / BRASÍLIA

  • No inicio da manhã - Retorno a Brasília por volta das 08h00
  • Apresentação no Aeroporto por volta das 14h00

A ordem dos passeios não será necessariamente conforme descrito acima.
A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

Observações

O que inclui:

  • 03 diárias em pousada na Vila São Jorge
  • 05 diárias em pousada na cidade de Alto Paraíso
  • 02 diárias em pousada na cidade de Cavalcante
  • 03 diárias em Terra Ronca
  • 14 refeições
  • 13 lanches de trilha
  • diárias de guias especializados em ecologia local.
  • Transporte Brasília x Chapada x Brasília e traslado local
  • Ingressos nos atrativos visitados
Explore Navegue
© Copyright 2010 Alternativas Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros
Valid XHTML 1.0 Transitional